Politica

Cacique de Ubatuba toma posse como Coordenador de Políticas para Povos Indígenas de São Paulo

O cacique Cristiano Awa Kiririndju foi nomeado como novo coordenador de Políticas para Povos Indígenas do Estado de São Paulo. A cerimônia de posse ocorreu neste sábado (11) e contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), na aldeia Renascer, em Ubatuba (SP).

Esta será a primeira vez que um indígena ocupará um cargo na estrutura de uma secretaria em São Paulo. A solenidade foi celebrada na aldeia na qual Cristiano é a liderança, a Renascer Ywyty Guaçu.

“Para mim, em especial, é um momento de muita felicidade. Essa coordenadoria vai dar possibilidade das politica públicas serem executadas dentro dos territórios indígenas. O objetivo maior é a execução e a melhoria dos territórios indígenas. Falta muita coisa para melhorar. Temos deficiência no saneamento básico, no atendimento escolar. Algumas ações já estão a todo vapor. Muita felicidade pelo reconhecimento de poder assumir essa coordenação. Vou continuar o trabalho que já faço, não vai mudar nada, vou lutar pelas politicas públicas nos territórios indígenas”, disse Cristiano Awa Kiririndju

Tarcísio de Freitas afirmou que a criação da coordenação vai aproximar os povos indígenas do governo estadual e que agora eles passam a ter voz e mais peso na definição do orçamento.

A ocasião também contou com a presença de outras autoridades e lideranças de cinco etnias indígenas que vivem em 37 territórios no estado. O evento teve uma cerimônia multicultural, com apresentações de danças e rituais ancestrais.

Cristiano Awa Kiririndju tem 39 anos, é formado em pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP) e já presidiu o o Conselho Estadual dos Povos Indígenas de São Paulo. Atualmente, é coordenador pedagógico da Secretaria da Educação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo