Noticias

Entenda tudo sobre a profissão de médico anestesiologista 

Você sabia que a anestesiologia é uma das áreas mais importantes da medicina? Para o Dr. José Admirço Lima Filho, as atividades desempenhadas neste setor são fundamentais para a rotina hospitalar. Nesse sentido, os profissionais deste campo — chamados de médicos anestesiologistas — terão um grande papel durante as cirurgias e demais procedimentos. Quer saber mais sobre essa profissão? Então, acompanhe este artigo até o final! 

Sobre a área de anestesiologia 

Se você tem dúvidas sobre a anestesiologia saiba que esta é uma área da medicina responsável por estudar diferentes anestésicos, a fim de controlar ou eliminar dores e sensações durante cirurgias e outros processos. Dessa forma, as ações realizadas nessa esfera serão essenciais para as demais especialidades médicas, permitindo que os pacientes estejam em situações adequadas para os procedimentos cirúrgicos. 

Funções de um médico anestesiologista 

Nesse sentido, ao escolher atuar nesta área, um médico anestesiologista terá como principal função a preparação dos pacientes para as cirurgias e demais procedimentos. O gestor José Admirço Lima Filho entende que por esse motivo, a atuação desse profissional é essencial para os diferentes campos da medicina. Além disso, outras atividades serão desempenhadas por esse especialista, como: 

  • Monitorar os pacientes 

Além de aplicar os medicamentos, outra função efetuada por um anestesista é a de monitorar os pacientes durante as cirurgias, avaliando os seus batimentos e sinais vitais. Esse acompanhamento será fundamental para observar se a pessoa está em condições estáveis, garantindo que todo o processo seja feito em segurança e avaliando possíveis complicações. 

  • Prescrição de medicamentos 

Outra atividade muito importante realizada por um anestesiologista é a de prescrever medicamentos e analgésicos para pessoas que estão em cuidados paliativos e para aquelas que passaram por alguma cirurgia. O Dr. José Admirço Lima Filho vislumbra que, os conhecimentos desses profissionais serão essenciais nestas ocasiões. 

Caminhos para se tornar um anestesiologista 

Quando se trata da formação de um médico anestesiologista, é necessário, primeiro, realizar o curso de medicina — que leva em média 6 anos — e logo após, efetuar a residência médica ou especialização nesta área durante três anos. Com essas etapas realizadas, será preciso também, se registrar no Conselho Federal de Medicina para obter a autorização de atuação.  

Vantagens de se tornar um anestesista 

Por fim, é interessante ressaltar as vantagens de se tornar um anestesista. Desse modo, saiba que a principal delas é a de poder atuar em diferentes setores de um hospital, seja em cirurgias, tratamentos paliativos, pronto atendimento, entre outros. Além disso, essa é uma área que possui alta demanda, oferecendo diversas oportunidades para os profissionais. Para o médico anestesiologista, José Admirço Lima Filho, este é um bom campo de atuação. 

E então, se interessou por esta área?

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo