Tecnologia

Brasil e Vietnã estreitam relação na área de ciência e tecnologia

A ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, está em Hanói, no Vietnã, para fortalecer a cooperação científica bilateral em áreas estratégicas. O encontro com o ministro vietnamita Huynh Thanh Dat, nesta segunda-feira (27/11), teve como pauta ampliar as trocas sobre semicondutores — material utilizado para produzir chips, placas solares e lâmpadas LED. A parceria deve estender-se para formação de pessoas e transformação digital, como Inteligência Artificial (IA) e tecnologias quânticas.

“O Brasil tem implementado um conjunto de ações no sentido de dominar o conhecimento científico, tecnológico e produtivo que poucos países do mundo possuem em um setor estratégico como o dos semicondutores”, afirmou a ministra, que acredita que o pilar da troca entre os países é a ciência e a tecnologia.

Já o ministro da pasta no Vietnã afirmou que há interesse de aumentar o número de engenheiros profissionais e que parcerias internacionais são fundamentais para isso.

Luciana comentou que, em 2024, ocorrerá a 1ª Reunião do Comitê Conjunto Brasil-Vietnã de Ciência, Tecnologia e Inovação. Na ocasião, deve ser discutida a abertura de chamadas conjuntas bilaterais para o intercâmbio de pesquisadores

“A política externa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva confere atenção especial à ciência, tecnologia e inovação e busca novas parcerias com países em desenvolvimento e relevância regional, a exemplo do Vietnã”, acrescentou.

No próximo 1º de dezembro, o país assume a liderança do G20 e, pela primeira vez, haverá um Grupo de Trabalho (GT) sobre ciência e tecnologia.

A ministra permanece no Vietnã até quarta-feira (29/11). Na agenda está previsto visita a uma fábrica de veículos elétricos e encontros na Academia de Ciência e Tecnologia do Vietnã (VAST), que desempenha o papel de principal órgão de pesquisa do governo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo